As ações visam melhorar a qualidade da Educação de Gravatá, ao mesmo tempo em que propõe a motivação do aluno no ambiente escolar

Mais Agreste, com SECOM
O ano letivo no município de Gravatá, Agreste de Pernambuco, iniciou, nesta segunda (19), com novidades. Na ocasião, A Secretaria de Educação anunciou a ampliação do kit escolar, da capacitação continuada para os educadores, além de melhorias no transporte e na merenda escolar.
O contra-turno escolar, através de programas como o AABB Comunidade e o Novo Mais Educação, será mantido pela atual gestão. A Secretaria explica que as medidas reforçam o empenho do governo municipal em oferecer uma educação de qualidade, focada no aprendizado dos estudantes.
De acordo com a secretária de Educação, Carolina Campos, as ações são apenas algumas das mudanças que devem acontecer ao longo do ano letivo. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade da Educação de Gravatá e entendemos que o aluno deve se sentir feliz e motivado no ambiente escolar. Estamos sempre de portas abertas para ouvir alunos, pais, servidores, professores e toda a comunidade. Vamos transformar a educação, por meio de uma gestão democrática e participativa”, disse.
Atualmente, a rede municipal conta com 47 unidades escolares, localizadas nas zonas urbana e rural, que atendem a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Frota Escolar
Todos os veículos, que compõem a frota escolar do município, receberam manutenção. Entre os serviços realizados, estão troca de pneus, consertos na parte mecânica e no motor em geral, recuperação dos estofados e ares-condicionados.
Merenda Escolar
A partir de agora, os alunos contam com um cardápio mais saudável, sendo as frutas, os legumes, os grãos e as carnes como os principais ingredientes da merenda escolar. Os responsáveis pelo preparo das refeições receberam capacitação da Vigilância Sanitária, na semana passada, sobre manuseio de alimentos e formas de preparo.
Formação Continuada
Pelo menos duas vezes ao mês, os educadores receberão capacitação, o que irá dar um maior suporte aos profissionais e uma integração entre todas as unidades de ensino do município. A iniciativa inclui a participação dos docentes na elaboração de projetos coletivos, ao mesmo tempo em que promove uma trocar ideias e amplia novos conhecimentos. A capacitação tem como principal objetivo o foco no aluno, a fim de que seja melhorado o processo ensino-aprendizagem e ele os índices na qualidade da educação.
Infraestrutura
Algumas escolas receberam melhorias na infraestrutura – pinturas, reformas no telhado, iluminação, entre outros serviços, Secretaria de Educação afirma que a força-tarefa continua e outras escolas também receberão manutenções e reparos.