A reinauguração do bloco cirúrgico do Hospital Municipal de Gravatá permitiu que partos cesarianos voltassem a ser realizados na cidade

Mais Agreste, com SECOM
O aumento significativo do número de bebês nascidos de Gravatá, Agreste do estado, tem destacado os investimentos realizados na saúde pública municipal, a exemplo da reinauguração do bloco cirúrgico do Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, em fevereiro de 2018. A qualificação dos profissionais também têm proporcionado bons resultados às grávidas quem utiliza os serviços .
De acordo com a Secretaria de Saúde, a reinauguração permitiu que cirurgias do cesarianas voltassem a ser realizadas em Gravatá, não sendo mais necessário que as gestantes fossem transferidas para municípios vizinhos. Este foi o caso da estudante de fisioterapia Andressa Quirino, que deu a luz ao pequeno Davi na última terça (26). “Eu nem acreditei quando vi o bloco cirúrgico. Ele é muito bem equipado. Tudo novo e muito limpo. Nem parece um hospital público. Desde o pré-natal, até agora, eu sempre fui muito bem atendida por excelentes profissionais. Só tenho o que agradecer. Foi maravilhoso ter meu filho em Gravatá e poder compartilhar este momento com meus pais que puderam estar comigo até na sala cirúrgica,” disse.
Pai de Andressa, o professor Adilson Quirino, fala com satisfação que o neto é gravataense. “Eu nasci em Gravatá e tenho muito orgulho da minha cidade. Meus três filhos não nasceram aqui porque eu não sentia segurança na saúde pública da cidade. Mas, vendo toda essa mudança, todo esse cuidado e compromisso do prefeito em oferecer um serviço de qualidade, fiz questão que meu neto nascesse aqui,” enfatizou.
A moradora do Distrito de Uruçu-Mirim, Maria Sueleide, teve a pequena Pérola Sofia, nascida ainda nesta terça (27), através de parto normal. “Fiz questão de ter minha filha aqui porque é mais confortável para a gente. Não precisamos ter que viajar e nem ter despesa com transporte ou alimentação. Aqui também tive o acompanhamento da minha irmã durante todo o procedimento e os profissionais foram muito atenciosos,” falou.
Número de partos em Gravatá
Entre fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, foram registrados 225 nascimentos, sendo 158 partos normais e 67 cesarianas. Com relação ao ano de 2016, o aumento foi de aproximadamente 50 bebês nascidos no município.