O evento é promovido pela Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA)

Mais Agreste, com SECOM
A Escola Cônego Eugênio Villanova realizou, na manhã desta segunda (2), a o 8ª edição do Concurso Ler Bem. Dos três competidores, a pequena Adriana Jenifer, da turma do 4º Ano, foi a grande vencedora da primeira etapa. O evento é promovido pela Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA).
“Fiquei muito feliz por ter vencido. Quando eu estava lendo o texto, fiquei mais confiante e vi que eu poderia ganhar essa primeira etapa e ir para a próxima. Gosto bastante de ler e esse concurso vai me ajudar a melhorar ainda mais”, disse a estudante.
A seleção do estudante, que irá representar a referida instituição de ensino na próxima fase do concurso, aconteceu diante de uma bancada de jurados formada pela gestora da escola, Maria Cristiane, pelos professores Maria da Paz, José Marcio e pela bibliotecária, Susan Kelly.
“Este concurso incentiva a leitura e o resgate de valores. Infelizmente, a maioria das crianças não são incentivadas a ler em seus lares. Então, como escola, temos o papel de despertar este interesse nelas e quando um aluno é premiado, ele se sente valorizado e impulsionado a querer ler mais”, destacou Maria Cristiane.
A professora do 4º Ano, Roseli Maria, preparou os alunos para o concurso e comentou sobre a importância da competição. “Todo ano, os alunos vão com muita garra e interesse para este concurso. Ficamos felizes em ver nossas crianças participando de um projeto que incentiva a leitura. Isso melhora bastante o desempenho em sala de aula”, explicou.
Sobre o Concurso Ler Bem
O Concurso Ler Bem busca desenvolver atividades que promovem e incentivam o gosto pela leitura nos estudantes das turmas do 4º ano das escolas públicas de todo o Brasil. A competição analisa três critérios essenciais – a espontaneidade, a entonação da voz e a aplicação de pausas necessárias pela pontuação dos textos lidos.
A competição é dividida em quatro etapas. Na primeira, é a própria escola que elege o aluno que irá representá-la na segunda etapa. Nesta, os alunos selecionados por cada escola representam a instituição na competição, que acontece na Secretaria de Educação. Ao final, um estudante é escolhido para representar a cidade na terceira fase, que é a regional, seguidas das fases estadual e nacional.
Premiação
Os vencedores da fase final receberão como prêmio uma participação no 19º Encontro da Aspa, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de dezembro. Além desta participação, o vencedor será contemplado com uma hospedagem num Resort, em Pernambuco. Os segundo e terceiro colocados também receberão este prêmio.