Mapa do Turismo Brasileiro destaca Gravatá como um dos melhores destinos turísticos do país

0
432

A informação foi veiculada no Diário Oficial da União, durante a semana

Foto: Igor da Nóbrega / Mais Agreste

Mais Agreste, com SECOM

A cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, ganhou visibilidade em nível nacional. Desta vez, o turismo local se colocou entre os melhores destinos turísticos do país. A informação foi veiculada no Diário Oficial da União, durante a semana, através do Mapa do Turismo Brasileiro – referente aos anos 2019, 2020 e 2021.

“Essa conquista representa um grande momento para a nossa cidade. Com esses dados oficiais do Ministério do Turismo, temos a certeza de que voltamos a ser referência e a atrair gente de todos os cantos do Brasil, para aproveitar as belezas e as atividades turísticas em nossa cidade. Essa é uma nova fase para o município e nós ficamos extremamente felizes em ver que nosso trabalho já colhe bons frutos e que, quem ganha com isso, são os próprios gravataenses,” destacou o prefeito Joaquim Neto.

Dentro da categoria B, que representa os municípios com significativo fluxo turístico e elevado número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, Gravatá está entre as doze cidades pernambucanas a ocupar o mesmo ranking.

“Foram diversas as linhas de trabalho para manter a cidade dentro do quadro de atividades do Ministério do Turismo, como o cadastramento dos equipamentos turísticos de Gravatá no Cadastro de Prestadores Turísticos (CADASTUR), a participação na Instância de Governança e a reativação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), além de possuirmos orçamento próprio destinado às atividades turísticas do município. Tudo isso contribuiu para estamos no mapa em um lugar de destaque no Brasil e em Pernambuco. Com essas medidas, que são resultado do nosso trabalho, garantimos a inclusão de Gravatá no rol dos 2.694 municípios, dentre as 333 regiões, que são destinos brasileiros,” explicou o secretário Municipal de Turismo, Darlan Raphael.

O secretário informa que os investimentos nas áreas da arte e cultura, além da realização de um calendário de eventos consolidado na cidade, são alguns dos fatores que têm chamado a atenção dos turistas e feito do município um dos destinos mais visitados do estado. O potencial turístico de Gravatá não para por aí. A cidade possui uma rede hoteleira com mais de três mil leitos, opções variadas na gastronomia e um público flutuante que já tem destino certo nos finais de semana, férias e feriados.

Acesse o link e confira o Mapa do Turismo Brasileiro 2019 – 2021 completo: http://www.mapa.turismo.gov.br/

Sobre o Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento criado pelo Ministério do Turismo (Mtur), através do Programa de Regionalização do Turismo. O objetivo é avaliar, a cada dois anos, o potencial turístico dos municípios de todas as regiões do país – quanto aos índices de visitantes e quanto à quantidade e qualidade dos hotéis e das atrações turísticas dos referidos lugares. Os municípios incluídos no mapa passam a receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e estímulo no setor turístico, através recursos federais.

De um modo geral, os municípios são inseridos em diferentes categorias, numa escala que vai de A a E, em que a categoria E é composta pelas cidades que não apresentam atividade turística. Já as categorias A a C, apresentam as atividades em uma hierarquia da maior para a menor.

Em Pernambuco, dos 185 municípios, dois estão na categoria “A”, que são Ipojuca e Recife. Na categoria “B”, que representa o segundo lugar em qualidade, são apenas doze cidades incluídas – Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Fernando de Noronha, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina, São José da Coroa Grande, Serra Talhada e Tamandaré.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui