SAMU de Gravatá recebe 30 novas macas e vai ser reformado

0
659

O prédio que abriga o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vai ser reformado, ampliado e requalificado

Foto: Ricardo Labastier / SECOM

Mais Agreste, com SECOM

O prefeito Joaquim Neto anunciou, na manhã desta segunda (30), a reforma, ampliação e requalificação do prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. Ao lado do secretário de Saúde, Luiz Ribamar Melo, o chefe do Poder Executivo Municipal entregou ainda 30 novas macas para a unidade, que foram adquiridas através de um investimento de 100 mil reais.

“Cuidar dos gravataenses é nossa grande prioridade e investir na saúde reforça esse nosso compromisso. Sempre tive em mente a importância desse serviço e faço tudo o que posso para manter e melhorar a qualidade dele. Em 2017, quando reassumi a prefeitura, não havia uma única ambulância funcionando. O atendimento de urgência era realizado pelo Corpo de Bombeiros. Nós restauramos a frota, a ampliamos e estamos trabalhando para entregar equipamentos novos e um prédio requalificado”, destacou o prefeito.

A coordenadora geral do SAMU, Jacqueline Augusta, reafirmou a importância da valorização dos profissionais e das melhorias vivenciadas pelo SAMU nos últimos anos. “É um grande desafio manter o SAMU funcionando, principalmente, com a falta de repasses financeiros, mas o município tem garantido que o serviço seja ofertado e com qualidade. Para que o SAMU funcione, não é necessário só manter as viaturas circulando, é preciso que haja capacitação e equipamentos necessários para quem trabalha. Não dá para improvisar quando há vidas em jogo”, disse.

O secretário de Saúde explica a atuação do SAMU ao longo dos últimos três anos, que tem realizado mais de 40 mil atendimentos em Gravatá. “Essa é uma equipe que merece nossos aplausos, pois são todos comprometidos com a sua missão. Nós estamos aqui para dar todo o suporte e condições necessárias de trabalho, porque isso se reflete na saúde dos gravataenses. A aquisição dessas novas macas é um passo muito importante, embora, infelizmente, elas cumpram uma função que não deveria, já que elas servirão de leito para os pacientes que são transferidos para os grandes hospitais estaduais”, relatou.

SAMU recebe novos equipamentos e fardamentos

Além da entrega das macas e do anúncio da reforma, o SAMU já recebeu novos fardamentos e equipamentos de proteção individual. Em breve, será contemplado também com a aquisição de uma nova motolância, para as equipes de trabalho.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui