A iniciativa visa levar mais agilidade e comodidade para os agricultores familiares de Gravatá

Mais Agreste, com SECOM
Os agricultores do Sítio Brejo Velho, localizado na zona rural de Gravatá, município do Agreste pernambucano, estão sendo beneficiados com o serviço de aração do solo. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que acontece até a próxima quinta (10), tem como principal objetivo deixar a terra pronta para a plantação de flores temperadas.
“Essa ação da prefeitura está sendo muito boa pra nós. Se pagarmos um trator pra fazer esse serviço, vai sair muito caro e, aqui, estamos ganhando o trabalho de graça. Isso é maravilhoso. O trator ara a terra e adianta um serviço que iria durar três meses sem a ajuda dele. Quando ele terminar o processo, é só eu colocar minha estufa. Essa é a primeira vez que a gente tem essa ajuda e estou muito feliz por isso”, disse Eugênio Carlos, floricultor da região.
O serviço tem sido disponibilizado para as comunidades rurais do município, desde o mês de agosto. A iniciativa visa levar mais agilidade e comodidade para os agricultores familiares de Gravatá, com o auxílio de um trator agrícola.
Para Edecarlos Miranda, outro agricultor do sítio, a rotina do trabalho de cultivo da terra tem mudado depois que a Secretaria de Desenvolvimento Rural passou a disponibilizar o serviço. “A vinda desse trator facilita muito o processo de cultivo. Sem ele, fazíamos o trabalho com inchada. Isso demorava e cansava muito. Estou muito satisfeito e é um privilégio receber esse incentivo”, destcou.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Aarão Neto, para que os produtores recebam o trator no plantio, é necessário fazer a solicitação na própria Secretaria. “Estamos de portas abertas para receber todos aqueles que precisarem e tiverem interesse em adquirir os nossos serviços. É importante que cada agricultor convide seus vizinhos e conhecidos também, para que aumente ainda mais o número de beneficiados. Para receber o benefício, o agricultor necessita ter no máximo um hectare de terras, o que corresponde a 10 mil metros quadrados”, explicou.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural está localizada na Rua Joaquim Souto Maior, nas dependências do Parque da Cidade.
Sítios contemplados
Até o momento, o poder público municipal já realizou a aração nos assentamentos Santa Helena, Nossa Senhora das Graças e na comunidade Mata do Coqueiro. Além desses lugares, o processo já foi agendado e beneficiará os agricultores dos assentamentos Perseverança e Várzea Grande, no distrito de Uruçu-Mirim, nas regiões de Lagoa Queimada, Lagoa do Costa, Maria Isabel e Angico.