SAÚDE: Em Gravatá, distrito de São Severino recebe ações da campanha Outubro Rosa

0
402

As participantes foram contempladas com atividades e serviços, como aferição de pressão, teste de glicose, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas

Foto: Bruno Sant´Ana / SECOM

Mais Agreste, com SECOM

A campanha do Outubro Rosa no município de Gravatá, Agreste do estado, chegou à Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de São Severino, na manhã desta segunda (14). A ação, que ofereceu diversas atividades e serviços, como aferição de pressão, teste de glicose, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas, faz parte da campanha nacional de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

Realizada pela Secretaria de Saúde, a iniciativa ofereceu ainda às participantes uma palestra sobre como fazer o autoexame, como também manter a saúde feminina em dia. As orientações foram ministradas pelo médico clínico geral, André Sá Pessoa.

“É muito bom chegarmos a uma unidade de saúde e vermos uma participação tão ativa das mulheres em uma ação como essa. É de grande importância pontuamos a campanha do Outubro Rosa, já que, só em 2019, foram registrados 57 mil e 500 casos de câncer de mama. Então, é necessário trazer essa discussão, não só durante esse mês, mas sim de janeiro a dezembro. Agradeço ao prefeito Joaquim Neto por estar dando toda a estrutura necessária para falarmos sobre essa temática em todas as regiões do município”, afirmou o secretário de Saúde, Luiz Ribamar Melo.

Além das USF’s da zona urbana, todas as unidades dos distritos estão incluídas no cronograma de ações, com o objetivo de atingir o maior número de mulheres de forma igualitária. “Infelizmente, ainda há muitas pessoas que pensam que o câncer não tem cura e não sabem como buscar informações. Por isso, é preciso que essas iniciativas sejam levadas até a zona rural também”, destacou o subprefeito de São Severino, Sandro Silva.

A moradora do sítio Brejinho, Silvana de França destaca a importância dos agentes de saúde na divulgação de eventos desta natureza. “Fiquei sabendo dessa ação através da agente comunitária de saúde, que foi avisar na minha casa. Achei tudo uma maravilha. É  muito importante que todas as mulheres fiquem conscientes”, comentou.

Clique aqui e confira as atividades que serão desenvolvidas nas próximas USF´s contempladas.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui