Testemunho de superação contra o câncer marca ação do Outubro Rosa em posto de saúde de Gravatá

0
377

As palavras de Ivan Rodrigues serviram de exemplo para as outras participantes presentes no evento

Fotos: Bruno Sant’Ana / SECOM

Mais Agreste, com SECOM

Uma história de superação e luta contra o câncer de mama foi destaque na noite desta segunda (22), durante a realização do Outubro Rosa no município de Gravatá, Agreste do estado. A gravataense Ivan Rodrigues descobriu a doença em 2014, aos 50 anos, através do autoexame. O testemunho foi dado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ricardo Valmir, localizada no bairro Maria Auxiliadora.

As palavras da dona de casa serviram de exemplo para as outras participantes presentes no evento. “Assisti a uma novela em que uma personagem descobriu um câncer através do autoexame. Aquilo me incentivou a fazer em mim mesma e, foi assim, que descobri um pequeno nódulo. Por meio de exames mais detalhados, foi descoberto que a doença estava na fase inicial, o que possibilitou que eu começasse o tratamento rapidamente. Foram 6 meses de luta, mas pude me curar. Fico feliz em ver ações como essas da campanha do Outubro Rosa, promovendo saúde e conscientização para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, que vitimiza tantas mulheres. Afinal, descobrir no início, aumenta muito as chances de cura”, disse Ivan.

Além da palestra, atendimento odontológico e marcação de exames laboratoriais também foram oferecidos. O público também foi contemplado com serviços de manicure, corte de cabelo, maquiagem, book fotográfico, instruções sobre a identificação precoce do câncer, participando ainda do sorteio de brindes e lanche.

“Muitas atividades foram realizadas aqui e isso é fruto do trabalho em equipe de todos os que fazem o Posto do Maria Auxiliadora. É muito satisfatório ver a unidade cheia, tanta gente sendo atendida e participando dessa ação. É realmente recompensador”, explicou a enfermeira responsável pela UBS, Emília Santos.

A coordenadora da Atenção Básica, Cláudia Lins, explicou o motivo do evento ter sido realizado à noite, diferentemente do que vem acontecendo em outras unidades, durante o mês de outubro. “Estamos fazendo a ação neste horário alternativo, devido a um pedido das próprias mulheres, que se inspiraram no programa da Secretaria de Saúde “Noite do Homem” e quiseram uma edição sua também, no período noturno. Estamos cumprindo o calendário do Outubro Rosa em todas as UBS’s do município e estamos muito felizes com o resultado”, destacou.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui