Prefeito de Gravatá entrega Unidade Básica de Saúde reformada à comunidade de Lagoa do Fernando

0
397

A ação faz parte do calendário do programa ‘Toda Semana Tem Obra’

Mais Agreste, com SECOM

A zona rural de Gravatá, no Agreste do estado, foi beneficiada com uma importante obra na área da saúde. Na tarde desta segunda (27), o prefeito Joaquim Neto entregou à população a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do sítio Lagoa do Fernando. A ação faz parte do calendário do programa ‘Toda Semana Tem Obra’.

“Antes da reforma, esse posto estava condenado e poderia cair a qualquer momento, colocando em risco a vida da nossa equipe e dos pacientes. Não medimos esforços pra transformar esse cenário e oferecer uma unidade que essa comunidade merece, sendo segura, ampla e confortável. Peço aos profissionais que trabalham aqui, que zelem pelo prédio e que atendam aos pacientes com carinho e dedicação”, pediu o prefeito.

Na ocasião, Joaquim Neto destaca a contratação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, de uma nova médica para atender na unidade. Dr.ª Amanda Duarte já iniciou os atendimentos. “É muito bom chegar e se deparar com um espaço com estrutura, com uma boa equipe e uma população que acolhe bem, como essa. A motivação pra trabalhar aumenta. Quem vier a esse posto, pode ter a certeza de que darei o meu melhor pra atender com qualidade”, destacou.

A agente Comunitária de Saúde, Marta Bernardo, que trabalha na unidade há mais de 19 anos, fala sobre a importância da reforma. “Esse é um momento de muita alegria pra nós que fazemos parte da equipe e, principalmente, pra os moradores que são atendidos aqui. Nós passamos de porta em porta, todos os dias, pra acompanhar como está cada família. Somos o primeiro contato entre o paciente e o sistema público de saúde e nos sentimos valorizados em ver tantas coisas boas acontecendo com a saúde municipal”, enfatizou.

Os moradores também compareceram à solenidade de entrega. “Fiz questão de vir e ver de perto como ficou. Confesso que fiquei impressionada porque ficou tudo muito bonito. Eu fui uma das primeiras a cobrar essa reforma e, hoje, fui uma das primeiras, também, a chegar aqui pra aplaudir e agradecer. É muito satisfatório saber que o prefeito está nos ouvindo”, disse Cícera Celerino, moradora do sítio Lagoa do Fernando.

A UBS de Lagoa do Fernando atende a mais de 700 famílias, com 2 mil e 700 usuários cadastrados. Os usuários residem tanto no local, quanto em sítios vizinhos, a exemplo do Esquerdo, Caruá e Criminoso.

Infraestrutura da UBS

A unidade conta atualmente com salas de vacina, procedimentos, triagem, consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, farmácia abastecida, recepção, almoxarifado, depósito, copa, expurgo, sala para lixo infectante e banheiros com acessibilidade para o público e funcionários.

Homenagem ao pai do vereador Paulo Farias

A gestão municipal aproveitou o momento para prestar uma homenagem a uma importante família da região. Uma placa de agradecimento a Manoel Marciolino da Silva (in memorian) foi cerrada na recepção do prédio, em agradecimento aos serviços prestados pelo pai do vereador Paulo Farias. “Várias vezes ao dia, o meu pai passava por essa estrada. Ele viveu aqui nesse sítio e tenho certeza de que ele estaria muito feliz com essa homenagem. Em nome de toda a minha família, só tenho o que agradecer pela lembrança e reconhecimento”, agradeceu o parlamentar.

Confira, abaixo, o calendário das ações do programa “Toda Semana Tem Obra” para o 1º trimestre de 2020:

  • 04/02 – Ordem de serviço para quadras poliesportivas em Russinhas e Avencas.
  • 10/02 – Entrega da Unidade Básica de Saúde da Boa Vista.
  • 17/02 – Entrega do prédio reformado do Posto I
  • 02/03 – Ordem de serviço para construção da creche no bairro Alpes Suíços
  • 09/03 – Ordem de serviço para construção da creche no bairro do Cruzeiro
  • 16/03 – Ordem de serviço para ampliação do Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui