Realizado há 112 anos, os foliões participam de uma brincadeira para eleger a personalidade que será eleita como o Zé Pereira

Mais Agreste,com SECOM
O carnaval 2020 de Gravatá, no Agreste do estado, está oficialmente aberto. Na noite deste sábado (22), o tradicional bloco de rua Zé Pereira ganhou as ruas do município, arrastando os foliões para participar da brincadeira que completou 112 anos. Quem foi a personalidade gravataense eleita este ano?
Este ano o Zé Pereira, foi o advogado Diego Salgado, que contou sobre o convite e a emoção de participar da festa. “Fiquei lisonjeado quando a comitiva do Zé Pereira me convidou. Eu amo o Carnaval de Gravatá e brinco desde a barriga da minha mãe, portanto, para mim, hoje poder estar no papel desse figura histórica é algo marcante porque desde criança que eu adorava essa brincadeira e ficava tentando adivinhar quem era o Zé Pereira”, afirmou.
O prêmio é arrecadado na hora, através da contribuição dos foliões, que fazem questão de doar quantia em dinheiro e brindes para estimular a brincadeira. O valor chegou a mais de 1,5 mil reais.
“É uma tradição começar nosso Carnaval com o Zé Pereira. A gente entrega a chave da cidade para que ele abra as festividades e possa reinar durante o período carnavalesco. Fico feliz em ver que o bloco se mantém cada vez mais vivo e que conta com a participação das famílias de nossa cidade”, disse o prefeito Joaquim Neto.
O prefeito Joaquim Neto também fez uma homenagem a Manoel Vilar, entregando à família uma placa de agradecimento, um estandarte do bloco Amantes das Rosas e um quadro pintado à óleo em sua memória.
Atualmente, o bloco do Zé Pereira possui 58 componentes na comissão organizadora, que se caracterizam com terno, gravata e cartola.