Prefeita diz não entender os critérios utilizados para determinar Lockdown em Caruaru

0
473

A decisão tem início na próxima sexta (26) e vale por um período de 10 dias

Foto: Rafael Lima / SECOM

Igor da Nóbrega

Na tarde desta terça (23), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, usou as redes sociais para discordar da decisão do Governo do Estado, que decretou lockdown, por 10 dias, no município do Agreste pernambucano. A chefe do Executivo afirma que o novo decreto foi tomado de forma unilateral.

“Como município, nós iremos cumprir o decreto do Governo do Estado. O que nos preocupa, nessa decisão, é que Caruaru não é uma cidade isolada, não é uma ilha. Nós temos diversas cidades vizinhas que se conectam, o que resulta em população flutuante de quase dois milhões de habitantes, afirmou a prefeita.

Raquel Lyra explica que a gestão municipal não entende quais os critérios utilizados pelo Poder Executivo Estadual. “Tivemos três reuniões. Falamos um pouco da nossa realidade local e apresentamos como o vírus tinha se comportado em nossa cidade. Continuamos, sem entender, os critérios que estão sendo seguidos, mas acatamos a decisão”, destacou.

Boa noite, gente. No final da tarde de hoje, o Governo do Estado informou que Caruaru entrará em limitação das atividades comerciais, devido o aumento de casos de síndromes gripais em nosso município. Esta decisão foi tomada de forma unilateral. Como município, nós iremos cumprir o decreto do Governo do Estado. Seguiremos firmes, trabalhando para cuidar da nossa gente.

Posted by Raquel Lyra on Tuesday, 23 June 2020

Apesar da situação, a prefeita lembra da importância de seguir com as medidas preventivas contra o novo coronavírus. “É importante falar que, desde o início da pandemia, tomamos todas as medidas possíveis para combater o coronavírus na nossa cidade. Esse é um momento que precisamos de união. Nosso compromisso é salvar o maior número de vidas”, concluiu.

Na semana passada, Caruaru foi proibida de avançar no Plano de Convivência com a COVID-19, que estabeleceu a reabertura do comércio de rua de algumas cidades do estado.

Governo do Estado decreta lockdown em Caruaru

O Governo de Pernambuco determinou, na tarde desta terça (23), um isolamento social mais rígido no município de Caruaru. O chamado Lockdown, que se inicia na próxima sexta (26), por um prazo de 10 dias, permitirá que a população saia de casa apenas para ir a supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a decisão foi adotada pelo fato de Caruaru e Bezerros, a outra cidade atingida pelo lockdown, serem responsáveis por 71% do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na última semana, na região do Agreste.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui