A medida, que foi publicado no Diário Oficial, no dia 23 de junho, através do decreto nº 49.133, é válida por 10 dias

Igor da Nóbrega
As cidades de Bezerros e Caruaru, no Agreste de Pernambuco, iniciam, nesta sexta (26), medidas mais rígidas do isolamento social. Publicado no Diário Oficial, no dia 23 de junho, o decreto nº 49.133 visa diminuir a velocidade da proliferação do vírus na região. A quarentena restrita segue até 5 de julho.
Segundo o documento, a população só pode sair de casa para ir a supermercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, farmácias, postos de gasolina, serviços de abastecimento de água e gás, médicos, clínicas, hospitais, laboratórios, bancos, lotéricas, entre outros serviços considerados essenciais. O funcionamento de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços não essenciais continua suspenso.
Por sua vez, o comércio atacadista só pode funcionar como ponto de coleta. O setor havia sido, anteriormente, reaberto para atendimento ao público.
Recentemente, o Governo de Pernambuco divulgou um decreto permitindo a flexibilização das medidas de restrição para todas as regiões do estado. Região Metropolitana do Recife e no Sertão. As cidades de Caruaru e Bezerros não foram incluídas Plano de Convivência com a Covid-19, já que foram responsáveis por 71% do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na semana passada, na região do Agreste.
Prefeitura de Caruaru não entende critérios utilizados com o Lockdown
Na tarde da última terça (23), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, usou as redes sociais para discordar da decisão do Governo do Estado. A chefe do Executivo afirma que o novo decreto foi tomado de forma unilateral.