Governo de PE autoriza reabertura de bares, restaurantes e academias; Gravatá e outras cidades do Agreste ficam de fora

0
2358
Força Física Academia, localizada no município de Gravatá. (Foto: Igor da Nóbrega / Mais Agreste)

Igor da Nóbrega

Na próxima segunda (20), mais de 70 municípios do estado poderão autorizar o funcionamento de bares, restaurantes e academias de ginástica. Anunciada pelo Governo de Pernambuco, a sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 não contemplará a Macrorregião de Saúde II, que reúne as cidades do Agreste Central e Meridional, a exemplo de Gravatá, Bezerros e Caruaru.

Na semana passada, o governo autorizou apenas a reabertura de áreas comuns dos privês, condomínios e hotéis, igrejas e templos religiosos, salões de beleza, barbearias, comércio varejista, construção civil, entre outras atividades presentes nos 53 municípios da Macrorregião de Saúde II.

De acordo com o empresário gravataense Joseandro Pereira, proprietário da Força Física Academia, a reabertura das academias, na cidade de Gravatá, promoveria vários benefícios à saúde dos alunos. “Academia é saúde. Era para ser uma atividade que não deveria ter sido fechada. Quem pratica exercícios físicas, vai saber que elevará sua imunidade, vai melhorar a mente e a saúde, de uma forma geral. Os exercícios são fundamentais para quem tem problemas como depressão, obesidade e até cardíaco”, explicou Gigante, como é popularmente conhecido.

A decisão do Governo do Estado abrange 72 municípios que integram a Macrorregião de Saúde I – as Gerências Regionais de Saúde do Recife, Goiana (Zona da Mata), Palmares (Zona da Mata) e Limoeiro (Agreste). Para tanto, os estabelecimentos contemplados deverão seguir os protocolos de prevenção contra o novo coronavírus. Os serviços alimentação não estão autorizados a funcionar das 20h às 6h.

Confira, abaixo, as cidades que avançam para a etapa 6 do Plano de Convivência da Covid-19:

  • I Geres (Recife): Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.
  • II Geres (Limoeiro): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.
  • III Geres (Palmares): Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.
  • XII Geres (Goiana): Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui