Secretaria de Saúde de Gravatá inaugura Centro de Testagem para a Covid-19

0
113

A expectativa é que o município consiga dobrar o número de testes

Foto: Vanessa Bastos / SECOM

Correio Notícias, com SECOM

O município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, ganhou um novo Centro de Testagem para a Covid-19. Disponibilizado pela Secretaria de Saúde, o local visa agilizar o processo de testagem da doença,além de ampliar o número de pessoas atendidas na cidade.

“Essa testagem era realizada no hospital e alguns pacientes não precisam estar nesse ambiente. Por isso, vimos que era necessário que a população de Gravatá contasse com um lugar específico pra esses atendimentos. Aqui, vamos dobrar o número de testes. Antes, fazíamos entre 20 e 25 por dia. Com esse centro, vamos atender ainda mais a população e trazer mais conforto, com uma equipe exclusiva e preparada para fazer a testagem”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Ribamar Melo.

O espaço conta com área administrativa, recepção com capacidade para 20 pessoas e uma sala de coleta. As testagens serão realizadas na parte da tarde, a partir das 13h:30, atendendo pacientes regulados e encaminhados para o centro.

O secretário lembra ainda que Gravatá receber também um Centro de Monitoramento da Covid-19, que será instalado no prédio da Secretaria de Saúde. O ambiente contará com enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos. “O terá início após a finalização do credenciamento dos profissionais”, informou Luiz Ribamar.

O centro foi financiado com recursos próprios da Prefeitura de Gravatá.

“Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus, devem buscar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, para que seja iniciado o acompanhamento proposto pelo protocolo”, encerrou Luiz Ribamar.

A Secretaria de Saúde de Gravatá alerta que é necessário que as pessoas que apresentam

Como é realizada a testagem

O teste de Covid-19 é feito através de uma coleta, realizada no Centro de Testagem, e enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN/PE). O prazo de retorno com o resultado é de três a cinco dias, mas, devido ao alto número de demandas, o prazo pode ser maior.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui