Os veículos de saúde visam atender, com mais urgência, os moradores de Uruçu-Mirim, Mandacaru e Russinhas

Correio Notícias, com SECOM
Para reforçar e agilizar os atendimentos de urgência aos moradores da zona rural de Gravatá, no Agreste do estado, a Secretaria Municipal de Saúde entregou, nesta segunda (14), ambulância aos distritos de Uruçu-Mirim, Mandacaru e Russinhas.
A solenidade contou com a presença do prefeito Joaquim Neto, do secretário de Saúde, Luiz Melo, e dos subprefeitos dos distritos, Gil Dantas, José Eudes e Marcos.
“Essas ambulâncias estão de cara nova e beneficiarão todos os moradores dessas localidades. Hoje, estamos fazendo essas entregas e, daqui a alguns dias, elas já estarão a serviço da população”, garantiu Joaquim Neto.
Equipadas com maca e cilindro de oxigênio, os veículos ficarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos. De acordo com o secretário de Saúde, quando surgiam situações de emergência, os moradores precisavam solicitar o serviço do SAMU, para que pudessem ser encaminhados até o Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, na zona urbana da cidade.
“Foi feito um levantamento das ocorrências de pacientes desses distritos chegando no SAMU, em veículos particulares e dando entrada no hospital. Vimos, então, a possibilidade de investirmos nesse sentido. As ambulâncias darão mais assistência para as crianças, os gestantes e idosos desses locais, adiantando o atendimento à população nos casos emergenciais. Isso fará toda a diferença, já que haverá mais conforto, acolhimento e velocidade nos procedimentos”, destacou Luiz Ribamar.
O subprefeito de Mandacaru, José Eudes, fala sobre a importância da unidade possuir uma veículo de saúde móvel, não só para quem reside no próprio distrito, mas também para os moradores de toda a região. “Essa ambulância vai beneficiar muitas famílias, já que o distrito contém 30 sítios no seu entorno. Era uma angústia para a população. A partir de hoje, poderemos dar um suporte maior. Em um tempo tão difícil como esse, iremos salvar mais vidas e sabemos que saúde de qualidade faz toda a diferença”, disse.
Os moradores das comunidades também aprovaram a novidade do investimento, a exemplo de Manuel Lourenço, que mora em Uruçu-Mirim. “É muito importante receber essa ambulância porque muitos moradores não podem pagar carros pra serem levadas até o hospital. Tenho certeza de que isso vai ajudar a salvar muitas vidas”, concluiu.