Operação Mata Atlântica é realizada em PE e outros 16 estados contra o desmatamento

0
201

A ação tem como objetivo preservar o bioma da floresta tropical

Foto: Ministério Público / Divulgação

Elizabeth Barbosa*

O Ministério Público promove, pela quarta vez, a Operação Mata Atlântica em Pernambuco. A ação tem como objetivo preservar o bioma da floresta tropical, que corresponde às regiões mais densamente populadas em 17 estados brasileiros.

Além de Pernambuco, a iniciativa acontece simultaneamente em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A ação

Desde a última segunda (21), os trabalhos de fiscalização estão acontecendo no município de Recife, nos pontos de desmatamento identificados por imagens de satélite, além das regiões das Zonas da Mata Sul e Norte pernambucana.

A operação Mata Atlântica tem um sistema que monitora a situação do desmatamento em todos os municípios do bioma, realizado pela Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, com uso de imagens de satélite.

Este ano, a ação conta com um sistema tecnológico inovador, utilizando a plataforma MapBiomas Alerta, um programa de alertas e emissão de relatórios de constatação de desmatamento. A ferramenta usa tecnologias de monitoramento e tratamento de dados desenvolvido pelo projeto MapBiomas, iniciativa multi-institucional, que soma universidades, empresas de tecnologia e ONGs. A ação realiza o mapeamento anual da cobertura e uso do solo no Brasil.

Os trabalhos vem sendo realizados com o auxílio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Polícia Militar de Pernambuco, por meio da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – CIPOMA; Secretaria de Defesa Social, através da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente-DEPOMA; e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Divulgação do resultado

O resultado do trabalho de campo será detalhado através de uma coletiva de imprensa, realizada na plataforma Google Meet, no dia 1º de outubro, a partir das 9h30min.

*Estagiária supervisionada por Igor da Nóbrega

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui