Em Gravatá, vacinação contra Poliomielite e Multivacinação têm início nesta segunda (5)

0
136

A vacinação, que acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), será realizada até 30 de outubro

Fotos: Bruno Sant’Ana / SECOM

Correio Notícias, com SECOM

A Secretaria de Saúde de Gravatá iniciou, na última segunda (5), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2020. A vacina pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município do Agreste pernambucano. A ação segue até 30 de outubro.

“A Campanha de Multivacinação acaba sendo uma das mais importantes, porque é uma oportunidade de resgatar crianças faltosas e que estão com o esquema de vacinação atrasado. Nesse período de pandemia, os pais tiveram medo de sair de casa e vacinar os filhos por conta do novo coronavírus”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Isleide Silva.

A imunização tem como principal objetivo prevenir crianças e adolescentes, de até 15 anos, contra diversas doenças infectocontagiosas e a poliomielite. principalmente crianças de até 5 anos, mesmo que já tenham tomado a dose.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a Campanha de Multivacinação engloba todas as vacinas do calendário básico de vacinação, entre elas, as que previnem doenças como DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela, hepatites A e B, varicela e o vírus do HPV. Por outro lado, a ação oferece as vacinas pentavalente, Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e Pneumo 10.

A gravataense Fernanda Pimentel levou a filha de 2 anos e dois meses para atualizar o cartão de vacina. “Os meus filhos estavam com o cartão atrasado e a gente está atualizando pra ficar tudo em ordem. Nessa pandemia, é importante estar com tudo em dia. A gente sabe que está fazendo um bem pros nossos filhos e, apesar do choro, é bom tomar as vacinas. Vou voltar mês que vem pra continuar a atualização do cartão. Levo meus filhos no Posto 1 porque gosto do atendimento”, afirmou.

Para receber as aplicações, o responsável deve levar as crianças até a unidade mais próxima, portando os cartões de vacina e do SUS. As UBS’s do município funcionam de segunda à sexta, das 7h às 17h.

Medidas de prevenção contra a Covid-19

Como medida de prevenção contra a pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde orientarão as pessoas sobre a importância de manter o distanciamento social durante as aplicações. “Apenas uma pessoa poderá entrar na sala, para evitar aglomerações. No caso das crianças e adolescentes, os pais poderão acompanhar”, concluiu o secretário de Saúde.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui