COVID-19: Anvisa certifica farmacêutica Pfizer, uma das produtoras de vacina

0
156

O processo foi concluído no último sábado (26), após a Anvisa ter recebido todas as informações necessárias ao longo dos últimos meses

Foto: Dado Ruvic / Reuters

Correio Notícias

Na noite desta segunda (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou a certificação de Boas Práticas de Fabricação da empresa Pfizer, uma das responsáveis pela produção da vacina contra a Covid-19. O imunizante é desenvolvido pela Pfizer/Biontech.

De acordo com a Anvisa, três das quatro empresas, que participam na produção de insumos para a vacina ou em sua formulação, já receberam a certificação. Ainda resta uma delas encaminhar as informações requeridas.

Pelo fato da China não integrar o PIC/S, técnicos da Anvisa foram à China para inspecionar as instalações de fábricas envolvidas na fabricação dos imunizantes

No caso da vacina desenvolvida pela Sinovac, técnicos da Anvisa foram à China inspecionar as instalações de fábricas envolvidas na fabricação dos imunizantes, já que a China não integra o PIC/S.

O processo foi concluído no sábado (26), após a Anvisa ter recebido todas as informações necessárias ao longo dos últimos meses.

Sobre a certificação

A Anvisa explica que a certificação de boas práticas é um dos pré-requisitos para que seja autorizado o uso da vacina no Brasil. Para tanto, é realizada a verificação duas formas – por meio de inspeções ou de relatórios de inspeção elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à brasileira, desde que integrem o Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica (PIC/S, na sigla em inglês).

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui