Curta-metragem “O Copo” roda filme em Gravatá e Recife no mês de janeiro

0
258

Com aproximadamente 20 minutos, o filme marca a estreia do diretor Fernando Henrique Carvalho, 38 anos

Arte: ASCOM / Divulgação

Igor da Nóbrega

A produção cinematográfica inicia o ano, em Pernambuco, abraçando gêneros ainda pouco explorados da sétima arte no estado, com destaque para o drama e terror. Sob esta perspectiva, entre os dias 15 e 24 de janeiro, as cidades de Recife e Gravatá, no Agreste do estado, servirão de cenário e locação para as filmagens do curta-metragem “O Copo”, do estreante diretor Fernando Henrique Carvalho, 38 anos.

Com aproximadamente 20 minutos, o filme aposta na combinação das melhores características narrativas de produções premiadas, a exemplo de Darkness, The Others, Insidious e The Invitation.

“Quem assiste ao filme, tem a sensação de completude – uma situação dramática se apresenta, é desenvolvida e se resolve. Tudo isso acompanhado de uma boa pintada de sustos e com aquele delicioso e constante friozinho na barriga. Uma sessão mediúnica é o start, e traz embutidas chaves que abrem portas por onde avança toda a trama”, explicou Fernando, que também assina o roteiro.

O curta-metragem será inscrito em festivais no país e no mundo, sendo traduzido para outros idiomas. “Fora O Copo, já existe um longa-metragem do mesmo gênero, que, além de ocupar as salas de cinema, pretende alcançar plataformas como Netflix, Amazon ou Globo Play”, pontuou o diretor.

Arte: ASCOM / Divulgação

Sobre o elenco

O elenco conta com nomes consolidados no cenário cultural do estado e com visibilidade no país, com destaque para as atrizes Nívine Caldas, 39, e Fabiana Pirro, 46. Nínive, que já interpretou a personagem Maria Madalena, na Paixão de Cristo de Cristo, em Nova Jerusalém, atualmente é mestra de cerimonia do Cine-PE, um dos maiores festivais de cinema do Brasil. Já Fabiana, atriz conhecida das telas de cinema, atuou em importantes produções nacionais, como Cinema, Aspirina e Urubus, de Marcelo Gomes; País do desejo, de Paulo Caldas, com Fábio assunção no elenco; Sangue Azul, do diretor Lírio Ferreira; e Big Jato, de Cláudio Assis, com Matheus Nachtergaele como protagonista.

Por sua vez, Hemerson Moura, dentre outros importantes trabalhos artísticos, foi selecionado para interpretar, a partir de 2018, o personagem Jesus no espetáculo Paixão de Cristo do Recife, substituindo o saudoso ator e diretor José Pimentel. Desde o ano passado, o espetáculo religioso é realizado na cidade de Olinda. O ator, que vai estrear no universo do cinema, participa atualmente do grupo teatral Coletivo de Ditirambos.

Luciano Pontes, que também integra o elenco, é considerado um dos principais atores de sua geração. Em 2018, participou de MalhaçãoViva à Diferença, premiada com o Emmy Kids de melhor série realizada pela TV Globo. Ele também integra o elenco de atores palhaços do programa Doutores da Alegria, que lhe rendeu, durante o espetáculo Poemas Esparadrápicos, os prêmios especial, para o elenco masculino, e de melhor ator na I Mostra Capiba de Teatro.

Já Igor da Nóbrega, 33, é jornalista e produtor cultural de Pernambuco, tendo realizado na cidade de Gravatá, em 2016, o I Festival Kino Minuto, voltado para curtas-metragens de até um minuto. Participou ainda de movimentos do audiovisual paraibano, a exemplo do I Laboratório para Jovens Roteiristas do Interior da Paraíba (I Jabre), realizado, em 2011, pela Coordenação de Extensão Cultural da Universidade Federal da Paraíba (COEX) e Associação Cultural do Congo (ACCON).

Sobre Fernando Henrique Carvalho

Ator profissional desde os 20 anos, Fernando Carvalho iniciou a vida artística no teatro, aos 17 anos, tomando parte na releitura infantil Terra Adorada, clássico de Valdemar de Oliveira, levado aos palcos recifenses em 2001. No histórico, Fernando acumula mais de 10 espetáculos teatrais. Na TV, fez participações nas produções Globais Boogie Oogie, Supermax, Pé na Cova, Êta Mundo Bom, A Regra do Jogo, Malhação – Seu Lugar no Mundo e Haja Coração. Contudo, o interesse por cinema sempre lhe impulsionou a enfrentar novos desafios.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui