CONCURSO: Em PE, IBGE abre inscrições com 7.922 vagas de recenseador para o Censo de 2021

0
158

Os contratos têm duração de três meses e podem ser renovados segundo as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária

Foto: Acervo IBGE / Divulgação

Correio Notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está disponibilizando, para o estado de Pernambuco, 7.922 vagas para o cargo de recenseador no Censo Demográfico 2021. As inscrições tiveram início nesta terça (23). Os contratos têm duração de três meses e podem ser renovados segundo as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

O cadastro, que segue até o dia 19 de março, deve ser feito pela internet. De acordo com o instituto, a remuneração para recenseador é de acordo com a produção do contratado – número de domicílios visitados e questionários respondidos. Apesar de não ter um horário fixo, espera-se que o selecionado dedique, ao menos, 25 horas por semana, inclusive nos feriados e finais de semana.

Para realizar a inscrição, é necessário ter ensino fundamental completo. A taxa de inscrição custa R$ 25,77, que pode ser quitada em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.

Aplicação das provas

As provas do processo seletivo, que são presenciais e com questões objetivas, devem ser aplicadas no dia 25 de abril. O IBGE afirmou que os exames acontecem adotando todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Sobre o cargo de recenseador

O recenseador é responsável por fazer o trabalho da coleta de dados, através de entrevistas com os moradores. O IBGE explica que a remuneração é calculada por produção, com base no:

  • Número de unidades visitadas;
  • Taxa de remuneração dos setores censitários;
  • Número de questionários respondidos;
  • Número de pessoas recenseadas.

Segundo ainda o IBGE, o recenseador também tem direito a 13º salário e a férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção. Para calcular os valores a serem recebidos por um recenseador, favor consultar o site do instituto.

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui