Hospital Regional de Palmares adquire 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

0
235

O plano de contingência foi apresentado pelo coordenador clínico e médico intensivista, Dr. Sidney Ribeiro

Foto: ASCOM / Divulgação

Igor da Nóbrega, com ASCOM

O Hospital Regional de Palmares, localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco, adquiriu 10 novos leitos de UTI para o enfrentamento da Covid-19. O plano de contingência foi apresentado pelo coordenador clínico e médico intensivista, Dr. Sidney Ribeiro.

Agora, a Unidade de Terapia Intensiva disponibiliza de 30 leitos para pacientes acometidos pela doença. “Sabemos da nossa importância e responsabilidade com a Mata Sul e continuaremos firmes nessa luta à favor da vida”, afirmou o médico.

Dr. Sidney explica ainda que outras medidas estão sendo adotadas no referido hospital, a exemplo do treinamento interno das equipes a implantação do prontuário eletrônico, para dar qualidade na assistência com segurança ao paciente e à equipe médica. “Além disso, aumentamos nossa resolutividade, com início, nos próximos dias, do serviço de Hemodiálise, que irá atender pacientes com maior nível de complexidade, sem precisar transferi-los” explicou.

O coordenador clínico lembra que que os protocolos e fluxogramas internos foram revisados e consolidados. “Respeitamos as recomendações internacionais com a pratica médica fundamentada numa medicina baseada em evidências”, disse.

O HRP conta com 50 leitos para COVID-19. O local é administrado por Dr. Luiz Alberto, Superintendente da FMSA; pelo diretor-geral Dr. Christiano Paiva; pelo diretor-medico Dr. André Akel; pelo coordenador de UTI´s Covid, Dr. Sidney Ribeiro; e pela diretora administrativa, Ana Carolina Santos Martins.

“Iniciaremos, na próxima semana, o monitoramento e acompanhamento diário de pacientes em terapia intensiva por anestesistas do nosso serviço, para otimizar e aumentar a eficácia de sedativos e analgésicos nesse contexto”, concluiu Dr. Sidney Ribeiro, que também é diretor-médico do Hospital Jesus Pequenino, localizado no município de Bezerros, e médico intensivista do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, ambos localizados no Agreste de Pernambuco.

O Hospital Regional de Palmares Dr. Sílvio Fernandes Magalhães está localizado no engenho Quilombo dos Palmares, km 185 da BR 101. Atualmente, é administrado pela Fundação Manoel da Silva Almeida, entidade filantrópica que atende os 22 municípios da Mata Sul do estado e Norte das Alagoas.

Sobre o HRP

O HRP está implantado como porta Hospitalar de urgência/emergência em regime de demanda espontânea. O serviço de atendimento 24 horas conta com 25 leitos de observação, sendo 14 na observação adulta e 11 na pediatria, além de funcionar com Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR).

Na área de atendimento, o HRP atende com capacidade operacional de 139 leitos, distribuídos nas Enfermarias de Clínica Médica (29 leitos); Clinica Cirúrgica (14 leitos); Clinica Ortopédica (15 leitos); Obstetrícia (29 leitos) e Pediatria Clinica (25 leitos); UTI Geral (10 leitos ); UTI Neopediatrica (5 leitos); e UCI Neonatal (5 leitos).

O hospital dispõe de um centro cirúrgico, com três salas, sendo uma de recuperação pós-anestésica – sete leitos; um centro obstétrico, com quatro salas, sendo uma destinada a partos normais, duas para cirurgias e uma para curetagem; uma sala de recuperação pós-anestésica, com três leitos; e três leitos na triagem na sala de expectação.

O Hospital Regional de Palmares oferece os serviços de Fisioterapia Motora e Respiratória, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição, Serviço Social , Psicóloga clínica, agencia transnacional, centro de material e esterilização – CME, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), farmácia, gerencia de risco e resíduos sólidos, núcleo de epidemiologia, gases medicinais, serviço de arquivo médico e prontuário de paciente, engenharia clínica, manutenção geral, vigilância e segurança patrimonial, tecnologia da informação, assessoria de comunicação, ouvidoria, apoio administrativo, além dos setores administrativos (financeiro, recursos humanos, faturamento, patrimônio, almoxarifado, rouparia, dentre outros).

Deixar um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui