Paulo Pimente falou para TV Brasil sobre seu escritório permanente em Comuniçações Sociais do Ministério da Justiça. Dispôs de operações de socorro, Força Nacional utilizou embarcações, retroescavadeiras e antenas. Secretaria de Justicia autorizou. (137 caracteres)
O governo federal está planejando estabelecer um escritório fixo em Porto Alegre para oferecer apoio às operações de socorro ao estado, que enfrenta uma situação de emergência devido às intensas chuvas. Os ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, viajarão para a capital gaúcha neste sábado em prol do apoio necessário.
Essa iniciativa reforça o compromisso do governo em fornecer ajuda essencial à população afetada, demonstrando a importância da união de esforços no momento de crise. Ações coordenadas e efetivas de apoio e assistência são fundamentais para lidar com situações de emergência como essa, garantindo a segurança e o bem-estar dos cidadãos em momentos delicados. Juntos, podemos superar desafios e oferecer o apoio e a socorro necessários para reconstruir o que foi afetado.
Apoio Permanente às Operações de Socorro
Em declarações à TV Brasil, o ministro Paulo Pimenta enfatizou que o escritório de apoio permanente ficará à disposição até que todas as pessoas sejam resgatadas com sucesso. A situação é crítica, com centenas de famílias isoladas em várias regiões do estado, devido à dificuldade de acesso provocada pelo aumento do nível dos rios e pelas condições climáticas adversas. Até o momento, infelizmente, 68 pessoas estão desaparecidas, mas já foram resgatadas mais de 8 mil outras.
Apoio por Meio de Recursos Essenciais
Para auxiliar nas operações de socorro, o governo federal disponibilizou uma série de recursos vitais. Embarcações foram enviadas para auxiliar no resgate de pessoas em áreas inundadas, enquanto caminhões e retroescavadeiras estão sendo empregados para desobstruir as vias e facilitar o acesso às comunidades isoladas. Além disso, antenas estão sendo encaminhadas para restabelecer as redes de comunicação e internet, fundamentais em momentos de crise.
Ministério da Justiça Reforça o Apoio
Diante da urgência da situação, o Ministério da Justiça autorizou o envio de 100 agentes da Força Nacional para reforçar as operações de socorro no estado. Esses profissionais especializados em situações de emergência estão preparados para atuar em conjunto com as equipes locais, garantindo que o auxílio chegue aonde mais se necessita. O apoio conjunto é fundamental para agilizar as ações de resgate e minimizar os impactos da tragédia.
Não haverá limites orçamentários na missão de reconstruir as áreas afetadas, assegurou o ministro. Cada casa, estrada, ponte, escola e unidade de saúde será reerguida, visando restabelecer a dignidade e segurança da população atingida. O compromisso do governo é proporcionar o suporte necessário para a recuperação plena da região afetada, garantindo que ninguém fique desamparado no processo de reconstrução e recuperação.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo