Cidades registraram inéditas chuvas históricas: inundações, furacão Harvey, granizo de tamanho de bola, níveis de inundação maiores, queda de algumas desmoronamentos, pontes comprometidas, zonas obrigatórias de retirada, mudanças nos níveis, equivalente a quase dois meses.
As enchentes no Texas estão se agravando após tempestades intensas, arrastando veículos, danificando casas e forçando evacuações. As chuvas desta semana foram apenas o mais recente episódio de uma série de eventos climáticos que assolaram o Texas desde o início de abril. Dezenas de tornados foram observados em todo o estado, com regiões sendo atingidas por granizo do tamanho de bolas de softbol.
Além disso, o volume de chuva equivalente a meses caiu no leste do Texas, levando os rios a atingirem os níveis mais altos desde o furacão Harvey em 2017. Algumas comunidades ao norte de Houston registraram um volume de chuvas equivalente a quase dois meses na quinta-feira (2). A preocupação com enchentes e inundações cresce à medida que as condições meteorológicas extremas persistem no estado.
Preocupações com a intensificação das tempestades, enchentes e inundações:
Estradas ficaram submersas e rios transbordaram. No condado de Walker, as autoridades pontuaram que as inundações foram históricas. ‘Esta foi uma inundação histórica para o condado de Walker. Houve mais inundação do que durante o furacão Harvey‘, ressaltou Sherri Pegoda, vice-coordenadora de gerenciamento de emergências do condado, à CNN. De acordo com Pegoda, duas comunidades estão inundadas ao longo do rio Trinity e só são acessíveis com veículos altos. ‘Quase todas as estradas no condado de Walker ficaram completamente submersas na noite de segunda e terça-feira. Ainda temos aproximadamente 43 estradas que estão inundadas com grandes desmoronamentos e algumas pontes que foram comprometidas’, informou. Ao menos 42 resgates foram realizados no condado desde 28 de abril, acrescentou ela.
Situação crítica no condado de Polk:
Enquanto isso, no condado de Polk, cerca de 700 casas foram inundadas, de acordo com autoridades de gestão de emergências, que alertaram que mais chuvas poderiam aumentar as enchentes nos próximos dias. No total, 1.000 casas estão em uma zona de retirada obrigatória no condado, disse a juíza do condado de Polk, Sydney Murphy, à CNN. O alerta de enchentes permanece em vigor, trazendo preocupações para as autoridades locais sobre a possibilidade de mais inundações e deslizamentos de terra.
Mais de um terço dos condados em alerta
Retiradas obrigatórias foram ordenadas na quinta-feira em partes do condado de Harris, ao norte de Houston, para residentes no lado leste de East Fork do rio San Jacinto. O rio atingiu um grande nível de enchente na quinta-feira e está previsto ter o ápice na manhã de sábado, poucos metros abaixo do nível recorde durante o Harvey. ‘Pedimos que você saia desta área… esta é uma situação de risco de vida’, destacou juíza do condado de Harris, Lina Hidalgo, em entrevista coletiva. A previsão de aumento da água impactará estruturas elevadas e poderá subir até atingir telhados ou linhas de energia, de acordo com Hidalgo. Retiradas obrigatórias devido às inundações também foram ordenadas para partes do condado de San Jacinto e do condado de Polk, com retiradas voluntárias para o condado de Montgomery. Os alertas de desastres estão ativos em mais de um terço dos condados do Texas, depois que o governador Greg Abbott expandiu as declarações relacionadas à tempestade em resposta às mudanças nos níveis de inundação nas áreas baixas.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo