Ex-presidente uruguaio sofre imunodepressão e insuficiência renal. Cirurgia e quimioterapia abandonadas. Médica reavalia longa sobrevida.
O ex-presidente do Uruguai José ‘Pepe’ Mujica recebeu propostas de tratamento no Brasil e em outras nações para o câncer detectado em seu esôfago, porém optou por realizar radioterapia em seu país de origem. A decisão foi compartilhada pela médica Raquel Pannone em uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (2).
Mujica, também conhecido como Pepe Mujica, está confiante de que o tratamento escolhido trará os melhores resultados para sua saúde. O ex-presidente do Uruguai continuará sendo acompanhado de perto por sua equipe médica durante todo o processo de radioterapia.
Mujica Inicia Tratamento para Tumor no Esôfago
Segundo sua equipe médica, o ex-presidente Mujica está prestes a começar a batalha contra um tumor no esôfago. Recentemente, o ícone da esquerda latino-americana fez uma endoscopia, que revelou a presença de um tumor maligno, embora não muito extenso, em seu esôfago inferior. Diante desse cenário, Mujica, que está prestes a completar 89 anos, terá pela frente um tratamento de radioterapia, uma escolha estratégica dada sua idade e suas condições de saúde. Essa decisão segue a avaliação da equipe médica, que optou por descartar, por enquanto, cirurgia e quimioterapia.
Mujica e a Avaliação Constante de sua Saúde
Durante esta semana, o ex-presidente uruguaio também foi submetido a uma série de exames complementares, como ecografia e tomografia, que não identificaram outras lesões além do tumor no esôfago. A médica responsável pelo caso ressaltou que a imunodepressão de Mujica devido à longa batalha contra a insuficiência renal e outras condições demandará um cuidado especial ao longo do tratamento. Portanto, é fundamental uma reavaliação constante de sua resposta ao procedimento.
A Escolha pelo Tratamento em Montevidéu
Em meio às ofertas de renomados centros de saúde ao redor do mundo, Mujica, sua esposa e a equipe médica optaram por realizar o tratamento no Consultório de Oncologia e Radioterapia (COR), em Montevidéu. A decisão foi baseada no desejo de manter o ex-presidente próximo de sua família, de seu ambiente familiar e de sua rede de apoio. A médica destacou a importância de garantir não apenas a cura do câncer, mas também uma longa sobrevida com qualidade de vida para Mujica.
A Importância da Proteção durante o Tratamento
Dada a imunodepressão do ex-presidente Mujica, a equipe médica fez um apelo aos seus colegas e admiradores para que evitem contato físico excessivo durante o tratamento. É fundamental protegê-lo de possíveis infecções que poderiam comprometer sua recuperação. Portanto, cuidados extras serão necessários para garantir que Mujica tenha todo o apoio necessário ao longo desse desafio em sua saúde.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo