Na Baía de Chetumal, no Yucatán, pesquisadores mediram 420m de profundidade com CTD, mas ainda não atingiram o fundo do poço de Tamm Ja, medindo sua condutividade, temperatura e profundidade.
Descrição Pesquisadores encontraram um buraco azul que leva ao desconhecido nas profundezas do mar. O Taam Ja’ Blue Hole é considerado o buraco azul mais profundo do mundo, com mais de 420 metros de profundidade. Localizado na Baía de Chetumal, na costa sudeste da Península de Yucatán, no México, esse buraco azul fascina e intriga os especialistas.
Exploração Em meio às águas misteriosas do Taam Ja’ Blue Hole, revelam-se segredos que desafiam a compreensão humana. Além disso, este buraco azul exemplifica a beleza natural e a complexidade das cavernas subaquáticas. Adentrar nesse mundo submerso é mergulhar no desconhecido e na grandiosidade da natureza. A descoberta do destino final desses buracos azuis é um convite irresistível à exploração científica.
Novas Descobertas no Buraco Azul Taam Ja
De acordo com as últimas medições, o Taam Ja’ Blue Hole, situado na Baía de Chetumal, ao longo da costa sudeste da Península de Yucatán, revelou-se ter uma profundidade mínima de 420 metros, superando, por exemplo, a altura do Empire State Building, que é de 381 metros. O detalhe intrigante é que os cientistas não conseguiram alcançar o fundo deste exuberante buraco azul. A nova revelação foi divulgada na revista Frontiers in Marine Science, em uma segunda-feira memorável, 29.
Em uma expedição realizada em dezembro de 2023, mergulhadores foram encarregados de coletar dados por meio de um perfilador de condutividade, temperatura e profundidade (CTD), um dispositivo equipado com um conjunto de sondas que são capazes de ler e transmitir em tempo real as propriedades da água à superfície através de um cabo. ‘Os dados coletados indicam que o buraco azul Taam Ja é o buraco azul mais profundo já conhecido, com seu fundo ainda não alcançado’, destacou um trecho do estudo.
O nome ‘Taam Ja’, que significa ‘águas profundas’ na língua maia, foi atribuído a este local deslumbrante quando foi descoberto em 2021. Na primeira medição, sua profundidade foi registrada em 274 metros. Com esta nova descoberta, o buraco azul Taam Ja assumiu o posto anteriormente ocupado pelo Buraco do Dragão, no Mar da China, que tem uma profundidade de 300 metros, tornando-se assim o maior buraco azul conhecido.
Mas o que exatamente são buracos azuis? São cavernas subaquáticas que se formaram ao longo de centenas de milhares de anos. Geralmente encontrados em regiões costeiras com maior presença de calcário ou outros leitos rochosos compostos por materiais solúveis, esses impressionantes fenômenos geológicos despertam a curiosidade e fascinação de muitos.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo